quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Meu Deus é ateu

Antes que me acusem de heresia e me joguem na fogueira da Inquisição, eu explico; é apenas o meu ponto de vista, não tenho conhecimento suficiente, minha intenção não é esclarecer e sim questionar sobre o assunto. Isso já basta, tô frita! kkkk
Eu não tenho necessidade de acreditar em um Deus é só isso, mas não vejo mal nenhum em quem acredita. Tem gente que precisa de um Deus, de um santo, de um amuleto para amparar do sofrimento, eu preciso da razão e busco uma explicação.
Fui batizada na igreja católica, como a maioria dos brasileiros, mas o catolicismo e nenhuma outra religião me atraiu, na verdade sempre foi uma incógnita pra mim aquele monte de gente repetindo as mesmas coisas e que pra mim nunca fizeram sentido. Para se dizer católico é preciso acreditar nos dogmas da igreja, que são tidas como verdades absoluta e inquestionável. Eu como não acredito;

-Em um Deus criador.
-Que Jesus Cristo é filho dessa divindade com uma mulher (humana).
-Que tudo que existe foi criado por Deus a partir do Nada... etc e tal.

-Não sou contra o uso de camisinhas, sexo antes do casamento, o aborto, o homossexualismo... Muita gente vai se tocar que não é tão católico quanto pensa, mas isso não é nenhuma campanha a favor do ateísmo.

Depois da História da Evolução, com tantas evidências, Darwin está aí que não me deixa mentir. Muito me espanta a falta de lucidez racional nos dias atuais, acreditando nessas lendas. Meu Deus! Ops... escapou....kkkk
Por essa razão eu me considero atéia (não que eu precise dessa classificação), não é por isso que eu discordo totalmente dos conceitos de moralidade que são metaforicamente transmitidos nas religiões (no meu caso a católica) só não é preciso a intervenção sobrenatural. Sou uma pessoa cética, tenho que ver para crer, nem no amor eu acredito, quando não há evidências, nem manifestações. Mas não me considero uma pessoa do mal, podem ficar sossegados, tem muitos ateus que fazem o bem pelo mundo( Nietz, Einstein, Galileu, Dráuzio, Freud, Saramago, Chaplin...) assim como tem muitos religiosos matando e roubando, não podemos generalizar.
Sinto muito, mas estamos aqui por mero acaso e muita teimosia. Acredito eu que com a seleção natural e acidente genético acabamos chegando nessa espécie que por teimosia "inteligente" tem resistido as doenças e AINDA não foi dizimado da face da Terra, mas estamos com os dias contados. Não foi por falta de tentativa, a peste negra, cólera, a gripe e outras pandemias da história, além dos desastres naturais e das religiões (voltamos a ela) que são motivos de guerra e nós continuamos por aqui, haja teimosia.
E vida após a morte? É reconfortante acreditar que um dia todos nós vamos nos encontrar lá no céu vestidos de branco serenos e na paz absoluta, mas não faz sentido nenhum. É muita pretensão! Morreu, acabou, não tem depois, como qualquer outro animal ou qualquer planta.
Qual a nossa função aqui na Terra? Todo ser vivo tem uma...
E essa história de vida inteligente fora da Terra? Pra mim é infinitamente pequena a possibilidade de ter existido as mesmas condições e os mesmos acasos pra ter gerado algo que se possa chamar de vida inteligente. Mas isso já é uma outra história...

Agnes

Um comentário:

  1. Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? (Epicuro)

    O assunto é polêmico, mas eu concordo com o seu ponto de vista. Paulo

    ResponderExcluir