quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Momiji

Toda manhã quando abro a janela do meu quarto, sinto a brisa gelada e vejo as folhas de momiji, mais uma estação, mais um ano findando... 
No outono ocorre o avermelhamento das folhas (Kooyo). Estação em que a natureza se cobre de tintas coloridas, as montanhas viram uma tela para a mais bela pintura impressionistas. Cores que encantam com sua magia, vamos apreciar o esplendor da natureza!

O  Momiji é conhecido no Brasil por Acer e no Canadá por  Maple Tree. A família Acer  (Momiji)  possui folhas com cinco pontas e com cores que vão do vermelho escuro ao amarelo passando pelo laranja. Sua brotação é vermelha e muda naturalmente para verde após cerca de 50 dias. O Acer palmatum é uma árvore de folhas caducas. Originária das regiões frias.


    Posso ver as folhas de bordo caindo, revoluteando ao sol do outono, mostrando as duas faces enquanto flutuam no ar até cair no chão. É uma vida natural. Sem fingimentos, sem preocupações, sem tensão. Assim como cai uma folha de bordo, assim como a água desce dos lugares mais altos, assim como a lua brilha – este tipo de vida nos dá paz e serenidade.

Gyomay Kubose (livro Budismo Essencial)

Ensinamentos budista, de que a vida deve ser clara e transparente como água. O ser humano sempre possui dois lados, mostramos o nosso lado mais positivo, bonito e harmonioso. Mas devemos olhar para o nosso interior.

"As folhas de outono caem, mostrando a frente e o verso"
Ryokan

Folhas de momiji
Cobrindo de bordô
Aki chegou

Um comentário:

  1. É lindo ver as montanhas coloridas, parecem tapetes bem trabalhados...

    ResponderExcluir